sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tertúlias à terça

Tenho aprendido imenso á terça-feira. Numa dessas terças-feiras, estou em casa às 17.30, momento raro, devido a questões profissionais, nunca estou em casa por essa altura. Tinha havido uma alteração temporária no meu horário, exactamente á terça-feira que permitiu que a essa hora eu pudesse estar em casa. Ouço a Campainha, caso raro em minha casa. Vou verificar quem está do outro lado.

O universo trouxe até a mim uma menina que pedia para falar comigo. Percebi imediatamente que era de uma igreja e que queria falar comigo sobre Deus e Jesus. Ficou espantada quando lhe disse que sim, que queria ouvir o que me tinha para dizer, esperava que como em tantas portas, ainda mais sendo tão novo, que lhe fosse dizer que não tinha o mínimo interesse em ouvir nada daquilo. Ela iria continuar a seguir o seu caminho… Segundo o seu ideal, acredita que quem não quer ouvir, não está ainda preparado para a palavra de Deus, o que eu acredito também, ainda não chegou o seu momento para entender o que vamos falar. Não devemos insistir, talvez num momento mais tarde, quem sabe.
Sempre ouvi estes senhores, de qualquer religião, se é para falar de Jesus Cristo e Deus, o nosso pai, estarei sempre preparado para tal.O que sei é da minha experiencia pessoal, o que fui aprendendo e o que fui vivendo. Sempre tive senhores destes a Bater á minha porta, mas se antes nem os ouvia, afastava-os logo que chegavam á minha porta, dizendo que não tinha o mínimo interesse, comecei a ouvir com o meu cepticismo, e agora tenho as minhas próprias opiniões que falo nestas tertúlias.
A primeira vez, falámos ali mesmo, á porta de minha casa, só depois me dei conta que nem a tinha convidado a entrar. Falámos apenas sobre o facto de ouvirmos uns aos outros e alguns ideais rápidos sem grandes explicações de porquês, a conversa teria que ser rápida, mas fluía de uma forma muito intensa, como se tudo de interligasse, e as nossas crenças fossem iguais, penso que quando se fala de Jesus Cristo, todos estamos de acordo. Assuntos como o Sofrimento ou a reencarnação, vidas passadas é que tocam mais fundo as nossas divergencias. Acabámos por nos estender um pouco mais do que aquilo que pretendiamos. Via o ar feliz da senhora porque tinha conseguido que alguém a ouvisse naquele dia.
Muitos destes senhores que pregam a palavra de Deus tem passado no meu caminho, mas nenhum com o conhecimento e domínio desta senhora sobre Jesus Cristo e a Bíblia nunca eu aprendi tanto sobre o que vem na Bíblia. Gosto imenso de estar com ela e fazer este intercâmbio de conhecimento.
Começámos a falar sobre o sofrimento no mundo. decidimos que seria o primeiro tema que eu tentaria compreender. Já andamos a tentar falar sobre este tema á imenso tempo, mas entre conversas sobre Jesus Cristo, e algumas terças-feiras que não é possível ter estes encontros, começámos nesta terça feira passada este tema.

Aprendi que a Morte segundo as testemunhas de Jeová aparece como um castigo de Deus. Deus colocou ADÃO E Eva no Jardim do éden, mas disse-lhes que poderiam comer os frutos de todas as árvores, menos aquela em específico. Eva tentou Adão para comer daquela árvore, porque existia um anjo que falava por intermédio de uma cobra que dizia a Eva que Deus dizia aquilo para que eles não fossem também como deus, para que não fossem iguais a deus, o que fez com que Eva reflectisse um pouco e achasse que a Cobra teria razão, e tentou Adão para que este comesse do fruto.
Como Adão e Eva não respeitaram a ordem de Deus, ele castigou-os, e esse castigo foi a termos de morrer em determinado momento, por isso completamos um ciclo assim. Poderíamos ter vida eterna se não Adão e Eva não tivessem comido o Fruto proibido.
Em relação a esta versão da Morte, eu não partilho desta opinião, respeitando sempre a opinião do próximo, para mim a morte não surge como um castigo, como disse á senhora, recuso a ideia de ter um deus castigador, porque deus é amor, e não castiga, por isso nos fez com livre arbítrio, para que possamos optar e decidir pelo que é melhor para nós. Deus não iria colocar logo um castigo tão grande no ser humano logo no primeiro erro da Humanidade, porque é isso que tratamos aqui, o primeiro erro segundo a versão bíblica que me é transcrito pela senhora que me aparece às terças-feiras é o de Adão comer a o fruto proibido.

Para que eu percebesse que Deus perdoa, mas apenas a quem se arrepende, porque eu contestava a sua versão de deus Castigador, a Senhora contou-me uma história de arrependimento, e deu como exemplo, a história do Rei Davi.
Rei Davi que em determinado momento engravida a Mulher de um dos militares que se encontrava na Guerra. Tentando Resolver a situação, Rei Davi resolver chamar o Militar em questão e concede-lhe uma noite com a sua mulher. O militar como era de personalidade forte e fazendo jus aos costumes da época, não se permitiu estar com a mulher porque os seus soldados estavam no campo de batalha. Rei Davi não contente com esta situação, fez uma grande jantar, carregado de comida e Vinho, tentando embebedar o militar na tentativa de este estar com a sua mulher mais uma vez. Este não cedeu mais uma vez porque os seus homens estavam no campo de batalha. Rei Davi não teve outra forma que não se livrar do militar, e mandou este para o campo de batalha com uma carta, que viria a ser a sua sentença de morte. Rei davi posteriormente casou com a moça que era mulher do militar.
A senhora contou-me esta história para me demonstrar que perdoa a quem se arrepende, e Rei Davi arrependeu-se do fundo do coração enquanto Adão e Eva nunca se arrependeram de ter comido o fruto proibido.

Continuamos a conversar sobre o sofrimento para a semana …

Sem comentários:

Enviar um comentário