terça-feira, 14 de julho de 2009

Autoconhecimento


Namastê

O auto conhecimento é fundamental para uma vida mais feliz. Uma vez sendo um tema tão abrangente de constante evolução, estes textos poderão sofrer eventuais alterações, á medida que o meu pensamento e o meu ser também se for encontrando cada vez mais.
O Auto-Conhecimento propicia-nos a retirada dos véus ( As máscaras que ao longo do tempo fomos criando para nos defender dos outros, muitas das vezes de nós mesmos.). Implica sabermos quem somos e como reagimos, fazendo com que o estudo de nós mesmos seja um caminho longo e uma procura constante na nossa vida.
Eu sempre tive um problema em olhar para dentro de mim, tinha medo do que iria encontrar e tinha medo do que teria de enfrentar, da luta que teria de ter para melhorar efectivamente quem sou.
Hoje em dia que olho, ainda a aprender a olhar, mas já sem o medo de me observar, vou me sentindo mais feliz encontrando um caminho de recursos e descobertas. Existem momentos em que me arrepio, e existem momentos em que sou feliz quando vejo que consegui uma pequena vitória para ser melhor pessoa.
A auto-observação (observar o que pensamos e sentimos) é uma qualidade da alma que se encontra atrofiada em todos os seres humanos, mas se temos força de vontade e nos perguntamos permanentemente: “Que estou a sentir, que estou a pensar” compreendendo e eliminando o defeito, essa faculdade vai-se desenvolvendo progressivamente.
Quanto maior o Auto-Conhecimento, maior a nossa possibilidade de escolher, saímos de uma condição de vítimas da vida e passamos a ter total autoria do nosso viver. Quando temos a possibilidade da escolha, podemos chegar ao caminho da realização através do amor, alegria, compreensão, perdão. Claro que é sempre muito mais fácil depositar as escolhas nos outros, ouvir a opinião dos outros do que a nossa, assim teremos sempre alguém a quem apontar o dedo, a quem entregar a nossa frustação no caso de a decisão não ser a melhor.
Neste estudo do nosso auto-conhecimento é fundamental fomentar a auto estima e o amor próprio que nos poderão fazer obter mais segurança em nós mesmos e obter uma maior estabilidade emocional.

namastê

Sem comentários:

Enviar um comentário