quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Embrulhadas espirituais

Namasté

Confesso que não tenho tido vindo aqui com a regularidade que queria, ou ando a viver a minha própria vida real e as minhas experiencias, na tentativa de ser melhor, ou ando à deriva no meio da preocupação que os meus projectos de futuro me trazem, mas sempre tentando viver no presente. Confesso que quando venho aqui, tenho curiosidade de pesquisar sobre a Paz interior, é um tema que me atrai imenso pela enorme beleza que este estado traz e pela dificuldade de manter. Andamos todos nesta procura, nos internautas do amor e da sede de espiritualidade. Ultimamente este conceito de paz interior está mais vincado em mim, ou dou de caras na internet com uma mensagem de apelo á paz interior, sem nada a ver com o tema, ou vou á biblioteca, e numa das pesquisas que faço para encontrar um livro aconselhado pelo destino, dou de caras com uma mensagem de apelo á paz interior. Confesso que nos últimos tempos me tenho deixado abalar pelos aspectos externos a mim, mas ainda criança neste caminho espiritual, sinto que após um aninho deste novo caminho sou outro (Fez um ano em Setembro). Gosto mais de mim, sinto que sobretudo sou mais equilibrado nas minhas decisões, nos meus desejos. Embora sabendo que por muitas vezes ainda cedo aos impulsos, já consigo discernir quando são impulsos da teimosia ou do ego, ou quando são os meus limites. Sei que o caminho é Longo, mas tenho gostado mais de mim e da pessoa que sou hoje em dia.
Hoje ao passear um pouco na NET, uma das mais recentes formas de relaxar, deparei com esta mensagem, que penso ser uma dádiva do destino para me recordar do que por vezes me esqueço, e devia ser lei para mim.

"Cada um deve achar a paz dentro de si. E para a paz ser real ela deve ser isenta de circunstâncias externas."
- Mahatma Gandhi

Confesso que esta frase ainda me confunde, porque como é possível sermos completamente alheios ao que se passa no exterior, não vivemos nós num mundo em que sociabilizamos e estamos sujeites inerentemente ao que os outros fazem? Até que ponto poderemos permitir que um qualquer ser nos faça o que bem entende sem impormos limites? Se impomos limites, então isso não é estar influenciado por aspectos exteriores a nós?

Não andamos nós todos aqui a ser instrumentos de deus para que os outros e nós claros possam relembrar quem são?

Confesso que ando muitas das vezes a minha espiritualidade ainda jovem, se confunde nestas encruzilhadas de perguntas, quando me apercebo, nem sei onde já onde me comecei a perguntar…

Só para concluir, não quero com isto dizer que não admiro Ghandi, não sou insolente a esse ponto, mas assim como as vezes faço as minhas próprias frases, penso que Ghandi também fazia as dele. Gostaria de falar com ele, e saber o que ele entende por circunstâncias externas.


Namasté


5 comentários:

  1. OLá amigo! Segui o título até ao teu blogue porque gostei imenso dele "embrulhadas espirituais" e o conteúdo é tb bem interessante. Eis o que penso sobre o que disseste: a paz interior deve sempre permanecer em nós não obstante o "mundo caia lá fora", as tuas atitudes e o teu comportamento não deverá ser influenciável pelos "maus estares externos". Assim, em qualquer circunstância em que te apetece "explodir" o Ghandi já estava treinado para permanecer calmo e tranquilo, porque nada o devia e podia perturbar! É um estado diferente, é um estado ao qual todos nós, seria desejável, alcançarmos...tu, parece-me que andas a tentar lá chegar, esse teu "gosto mais de mim" é indicativo de tal, o estar bem connosco próprios é já um caminho. Beijnhos, fica bem.

    ResponderEliminar
  2. Ola nenufar, obrigado pelos teus comentários, são bem importantes para que eu possa crescer mais, e quem visita este blog também.
    O que tenho sentido é que mesmo estando bem connosco próprios, não consigo ser alheio ao mundo que me rodeia. O que tenho sentido da páz interior, e do muito que tenho lido sobre este tema é que este estado apenas passa pela observação, não ages muito, apenas observas, comtemplas, e tiras as tuas elações, mas não lutas por aquilo que desejas e e pretendes para o mundo segundo os teus ideais.

    ResponderEliminar
  3. Namasté
    Entender o Mahatma Gandhi, é preciso beber da fonte diretamente, entender o modo de vida dos indianos e compreender que o Mahatma era uma grande alma.

    "Cada um deve achar a paz dentro de si. E para a paz ser real ela deve ser isenta de circunstâncias externas."

    Não é fácil, compreender esta máxima se não estiver conectado com a seiva da essência.
    Muito bom seu texto.
    Obg pela visita

    ResponderEliminar
  4. Olá querido Menino-Luz!

    Quando descobrimos quem, na realidade, somos, do que somos feitos e nos conectamos com isso, não há nada, mas mesmo nada que possa abalar o nosso jardim mais secreto. Não é assim, de um momento para o outro, que se chega a esse ponto, mas não é impossível. Há que se trabalhar muito o desapego a tudo e todos, libertando-nos de tudo aquilo que nos condiciona, mesmo aquelas coisas que nem fazemos a mínina ideia (através da co-criação), praticar o perdão (aos outros e a nós próprios), a compaixão... enfim, estarmos plenamente bem connosco próprios e percebemos que não precisamos de ninguém seja para o que for. Andamos aqui neste lindo planeta de nome Terra/Anura por Amor e só desse Amor devemos viver esta magnífica experiência humana.

    Apesar de ausente, vim até aqui visitar e aproveito para te desejar um Natal feliz... em todos os dias do ano... porque, sim, o verdadeiro espírito do Natal reside em nós e pode expressar-se em qualquer tempo e lugar!

    Beijinhos de Amor, Luz, Paz e Harmonia,
    Angel of Light
    (Ritinha)

    ResponderEliminar