segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Texto Budista

namasté

Não posso deixar de partilhar um texto budista que me chegou ás mãos. Tenho andado com particular interesse no budismo. Sempre me atraiu a filosofia pela paz que todos os seus discipulos emanam no seu olhar na sua vida. é especial esta filosofia. O catolicismo é dado como a luz da páz, mas quando vamos descobrir está crregado nos seus meandros de hipocrisia e falta de verdade. Tenho me afastado cada vez mais das crenças religiosas cristãs, continuo a seguir a Biblia, mesmo sabendo pouco, as tertulias da terça, que já mencionei aqui num dos meus textos, tem me ensinado cada vez mais.
Já andei a pesquisar sobre esta fiolosofia, mas depois existem outros caminhos que nos seduzem mais e seguimos por aí, todos eles são validos para sabermos depois qual escolher no momento certo. Cada vez mais estes textos me tem vindo parar ás mãos e ao olhar para eles, e ler um pouco, me deixam a sentir que o meu caminho cada vez é mais por aqui, pelo menos a vontade de querer experimentar e continuar a seguir os textos não desaparece. Antes de experimentar quero chegar com o caminho que estou a percorrer neste momento, não quero ficar a meio deste, para seguir por outro, temo estar a pesnar como seria se tivesse continuado até ao fim neste. Não tenho, nem nunca tive problemas em chegar ao fim e perceber que me enganei no caminho e ter d evoltar para tras, afinal isso acontece-nos tantas vezes na vida quando andamos de carro e não sabemos o caminho, andamos á deriva e muitas vezes chegamos a becos sem saida que nos fazem voltar para tras.
deixco-vos á reflexão.

namasté

Com a compreensão “Esta é a Nobre Verdade sobre
Dhammacakkappavattana Sutta:
dukkha”, ó bhikkhus, nas coisas que antes não tinham
A Roda da Lei
sido entendidas, surgiram em mim a visão, o
conhecimento, a sabedoria, a ciência e a luz.
(Primeiro Discurso do Buda)
versão portuguesa a partir da tradução de Walpola Rahula
Com a compreensão “Esta Nobre Verdade sobre dukkha
www.uniaobudista.pt
deve ser compreendida”... “Esta Nobre Verdade sobre
dukkha foi compreendida”, ó bhikkhus, nas coisas que
“Assim escutei eu.
antes não tinham sido entendidas, surgiram em mim a
visão, o conhecimento, a sabedoria, a ciência e a luz.
O Bem-Aventurado, encontrando-se no Parque das
Gazelas, em Isipatana, perto de Benares, dirigiu-se assim
Com a compreensão “Esta é a Nobre Verdade sobre a
aos cinco bhikkhus (monges):
causa de dukkha”... “Esta Nobre Verdade sobre a causa
de dukkha deve ser destruída”... “Esta Nobre Verdade
Existem dois extremos, ó bhikkhus, que devem ser
sobre a causa de dukkha foi destruída”, ó bhikkhus, nas
evitados por um monge. Quais são eles? Apegar-se aos
coisas que antes não tinham sido entendidas, surgiram
prazeres dos sentidos, o que é baixo, vulgar, terrestre,
em mim a visão, o conhecimento, a sabedoria, a ciência
ignóbil e gera más consequências, e entregar-se às
e a luz.
mortificações, o que é penível, ignóbil e gera más
consequências. Evitando estes dois extremos, ó bhikkhus,
Com a compreensão “Esta é a Nobre Verdade sobre a
o Tathagata descobriu o Caminho do Meio que dá a visão,
cessação de dukkha”... “Esta Nobre Verdade sobre a
o conhecimento, que conduz à paz, à sabedoria, ao
cessação de dukkha deve ser compreendida”... “Esta
despertar e ao Nibbana.
Nobre Verdade sobre a cessação de dukkha foi
compreendida”, ó bhikkhus, nas coisas que antes não
E qual é, ó bhikkhus, este Caminho do Meio que o
tinham sido entendidas, surgiram em mim a visão, o
Tathagata descobriu e que dá a visão, o conhecimento e
conhecimento, a sabedoria, a ciência e a luz.
conduz à paz, à sabedoria, ao despertar e ao Nibbana? É a
Nobre Senda Óctupla, a saber: a visão justa, o
Com a compreensão “Esta é a Nobre Verdade sobre o
pensamento justo, a palavra justa, a acção justa, o meio
Caminho que conduz à cessação de dukkha”... “Esta
de existência justo, o esforço justo, a atenção justa, a
Nobre Verdade sobre o Caminho que conduz à cessação
concentração justa.
de dukkha deve ser desenvolvida e praticada”... “Esta
Nobre Verdade sobre o Caminho que conduz à cessação
Este, ó bhikkhus, é o Caminho do Meio que o Tathagata
de dukkha foi desenvolvida e praticada”, ó bhikkhus, nas
descobriu, que dá a visão, o conhecimento, que conduz à
coisas que antes não tinham sido entendidas, surgiram
paz, à sabedoria, ao despertar e ao Nibbana.
em mim a visão, o conhecimento, a sabedoria, a ciência
Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre dukkha. O
e a luz.
nascimento é dukkha, a velhice é dukkha, a doença é
Ó bhikkhus, enquanto este conhecimento real das
dukkha, a morte é dukkha, estar unido ao que não se ama
Quatro Nobres Verdades, sob os seus três aspectos e nas
é dukkha, estar separado do que se ama é dukkha, não ter
suas doze modalidades, não estava suficientemente
o que se deseja é dukkha. Em resumo, os cinco agregados
claro em mim, eu não proclamei a este mundo com os
de apego são dukkha.
seus deuses, Mara e Brahma, as suas turbas de ascetas e
Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre a causa de dukkha.
brâmanes, os seus seres celestes e humanos, que tinha
É esta “sede” (desejo, tanha) que produz a re-existência e
obtido o conhecimento incomparável e supremo. Mas,
o re-devir, que está ligada a uma avidez apaixonada e que
bhikkhus, quando este conhecimento real das Quatro
encontra uma nova fruição ora aqui, ora ali; isto é, a sede
Nobres Verdades, sob os seus três aspectos e nas suas
dos prazeres dos sentidos, a sede da existência e do devir
doze modalidades, se tornou perfeitamente claro para
e a sede da não-existência (auto-aniquilação).
mim, somente então proclamei a este mundo com os
seus deuses, Mara e Brahma, as suas turbas de ascetas e
Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre a cessação de
brâmanes, os seus seres celestes e humanos, que tinha
dukkha. É a cessação completa desta “sede”, o abandoná-
obtido o conhecimento incomparável e supremo.
la, o renunciar a ela, o libertar-se dela, o desapegar-se
E o conhecimento profundo surgiu em mim: inabalável é
a libertação da minha mente, este é o meu último
Eis, ó bhikkhus, a Nobre Verdade sobre a Senda que
nascimento e agora não haverá mais outra existência.
conduz à cessação de dukkha. É a Nobre Senda Óctupla, a
saber: a visão justa, o pensamento justo, a palavra justa, a
Assim falou o Bem-Aventurado e os cinco bhikkhus,
acção justa, o meio de existência justo, o esforço justo, a
contentes, louvaram as suas palavras.”
atenção justa, a concentração justa.

Sem comentários:

Enviar um comentário